Orange Is The New Black

OrangeAutora: Piper Kerman

Editora: Intrínseca

Ano:2014

Paginas: 302

ISBN: 978-85-8057-525-5

Preço: de R$ 21,90 até R$ 29,90

Comprar: Saraiva ; Submarino; Lojas Americanas;  Casas Bahia


Sinopse: Quando era jovem, tudo o que Piper Kerman queria era viver novas experiências, conhecer pessoas diferentes e descobrir o que fazer com o diploma recém-adquirido da prestigiosa Smith College. Anos depois, com um bom emprego e prestes a se casar, ela recebe uma visita inesperada – a polícia. Piper estava sendo intimada para responder por envolvimento com o tráfico internacional de drogas. A acusação era verdadeira – recém-formada, Piper teve um caso com uma traficante glamorosa que a convenceu a levar uma maleta de dinheiro para a Europa. Sua aventura pelo submundo do crime voltou à tona no dia em que a polícia bateu à porta dela. Depois de uma dolorosa odisseia pelo sistema judiciário americano, Piper acabou condenada a quinze meses de detenção numa penitenciária feminina no meio do nada – longe dos amigos, da família e de tudo o que ela conhecia. Em ‘Orange Is the New Black’, Piper apresenta casos curiosos, perturbadores, comoventes e divertidos do dia a dia no presídio. Cercada de criminosas, logo percebe que aquelas mulheres são muito mais complexas do que ela imaginava. Ao mesmo tempo que aprende a conviver com regras arbitrárias e um rigoroso código de conduta, Piper revela as alegrias e angústias das presidiárias e analisa a crueldade com que o sistema carcerário as desumaniza e faz com que sejam invisíveis ao mundo exterior.

Orange Is The New Black é o livro que deu origem a série da Netflix, para quem já assiste a série não é difícil perceber a grande diferença que há entre um e outro, embora ainda seja possível identificar rapidamente a essência da trama. A autobiografia traz as experiências de Piper Kerman, desde os momentos antes de entrar para o mundo do crime, seus dias na prisão, até o dia da sua libertação.

Ao iniciarmos a leitura somos apresentados a Piper, uma garota de aproximadamente 22 anos, recém-formada na faculdade e que estava em busca de aventura, assim acabou conhecendo Nora, uma mulher mais velha, intrigante, bonita e engraçada, logo se tornaram amigas e posteriormente namoradas. Nora nunca escondeu como conseguia sustentar uma vida de luxo, através do trafico, o que também nunca foi problema para Piper, que também acabou envolvida. Depois de um incidente no aeroporto Piper caiu em si e decidiu por um fim no relacionamento com Nora e no seu envolvimento com o crime, começando uma vida nova.

Dez anos depois quando Piper já estava com a vida estável, um bom emprego e um relacionamento, foi convocada ao tribunal e posteriormente condenada a quinze meses em uma prisão federal, onde é obrigada a lidar todos os dias com mulheres de todos os tipos. Piper, como podemos ver ao longo do livro faz parte de uma minoria, pois se reencontrou, descobriu a humanidade e se sensibilizou com todas aquelas mulheres e mais importante contava com o apoio da família.

Em alguns pontos a historia se torna um pouco cansativa, mas a autora consegue prender o leitor do começo ao fim, revelando com detalhes cada situação vivida dentro do sistema prisional e chamando nossa atenção para uma realidade que muitas vezes preferimos ignorar. Orange is the new black é um ensinamento sobre superação e compaixão, nos chama atenção para a importância do apoio da família, para as dificuldades que as presidiárias enfrentam no dia a dia, para os abusos de autoridade por parte dos guardas, pelo descaso por parte do governo e pelo que as presidiárias enfrentam mesmo depois que saem do sistema prisional, a dificuldade em se arrumar um emprego e tantos outros fatores que fazem com que elas voltem a velha vida.

Snapchat-2231636974316409684


2 comentários sobre “Orange Is The New Black

    1. Tenho certeza que você vai gostar quando ler. Eu também amo a série, é uma das minhas preferidas (logo, logo vou postar algo sobre isso também), mas quando você ler vai perceber que há muita diferença, mas acredite vale muito a pena ler!

      Curtir

Deixe um comentário